

Perguntas & Respostas
Abaixo estão algumas perguntas mais comuns que recebemos sobre nossos tratamentos, nossas técnicas e sobre a acupuntura em geral.
Caso tenha alguma dúvida que não está aqui relacionada, por favor, entre em contato.
Confira as respostas para as perguntas mais frequentes
Acupuntura
1Acupuntura faz milagre?
Essa é uma pergunta interessante. Muitos pacientes chegam até nós após passar por vários outros profissionais e não tiveram um resultado conforme esperavam. E acham que com uma ou duas sessões de acupuntura terão os seus problemas resolvidos.
Ao se submeter a um tratamento por acupuntura é preciso ter consciência de que é um tratamento e, assim sendo, é necessário seguir as orientações do profissional e também a regularidade das sessões.
Fazendo uma analogia com os nossos conhecidos antibióticos, é como se você quisesse melhorar de um quadro de infecção tomando 1 ou 2 dias do remédio enquanto que o receitado pelo médico foram 14 dias.
2Acupuntura dói?
Geralmente, a acupuntura não causa dor. As agulhas utilizadas são extremamente finas, muito mais finas que agulhas de injeção. Alguns pacientes podem sentir uma leve sensação de formigamento ou peso nos pontos de inserção, mas isso é normal e não representa um problema.
3Acupuntura é segura?
Sim, quando realizada por um profissional qualificado, a acupuntura é um procedimento seguro. Todas as agulhas utilizadas são estéreis, de uso único e descartáveis, garantindo a higiene do tratamento.
4O que podemos tratar com acupuntura?
Atuando como tratamento principal ou coadjuvante, a acupuntura pode atuar em cerca de 147 doenças, sintomas e condições de saúde, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) como: ansiedade, depressão e estresse, dores em geral, insônia, distúrbios gastrointestinais, impotência sexual, problemas menstruais, de fertilidade etc.
5Quem pode e quem não pode tratar com acupuntura?
Todas as pessoas podem ser tratadas por acupuntura desde bebês até idosos. Não devem se submeter ao tratamento por acupuntura aqueles que estiverem em estado de consciência alterado (que fizeram uso recente de álcool ou drogas).
Gestantes, portadores de marca-passo, pacientes diabéticos, com câncer ou movimentos descontrolados requerem uma maior precaução mas não são contraindicados.
Sobre a nossa técnica
1Acupuntura Japonesa vs. Acupuntura Chinesa
Em nosso consultório nós utilizamos a técnica japonesa de acupuntura a qual aprendemos e aperfeiçoamos ao longo dos anos em universidades japonesas como Universidade de Kyoto, Tokyo Ariake e Tsukuba.
Entre as principais diferenças estão uso de agulhas menores e mais finais, sendo inseridas de forma mais superficial e suave na técnica japonesa com menos manipulação da agulha no acuponto o que se traduz e nenhum ou menor desconforto para o paciente.
2Como é realizada a sessão ou o tratamento?
Inicialmente é feita uma consulta onde será determinada a conduta terapêutica a ser seguida.
Essa conduta é única para cada paciente podendo contemplar não somente a acupuntura mas também outras técnicas da Medicina Tradicional Oriental como a moxabustão, o shiatsu, as ventosas além da eletroacupuntura, laserpuntura e outros. Também podem ser utilizados recursos da fisioterapia como a mesa de tração mecânica.
Ah! E os valores não se alteram de consulta/sessão não se alteram conforme a técnica utilizada ou a quantidade necessária.
3Quantas sessões serão necessárias?
Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Cada caso é um caso e a cada sessão o paciente é reavaliado.
Existem situações em que poucas sessões já resolvem o problema como, por exemplo, no caso de dores agudas como um torcicolo. Já outras situações exigem um tratamento de longo prazo como é o caso de depressões e que, posteriormente, exigem também sessões de manutenção.
De maneira geral, iniciamos com uma sessão semanal e conforme for a evolução, esse tempo pode ser espaçado.
4Quanto tempo dura uma sessão?
Para o primeiro dia pedimos para reservar em torno de 1h30. As demais sessões são de 1h.
Todas as sessões são com horário agendado para que você possa se programar e organizar sua agenda, assim como nós.
Por isso, sempre confirmamos as sessões um dia antes. E caso não possa comparecer, pedimos a gentileza de nos avisar o quanto antes (com um prazo máximo de 24h) para que possamos liberar o horário para outro paciente.
5Bebês ou crianças podem fazer acupuntura?
Podem sim. Apesar de ser possível utilizar agulhas perfurocortantes nos pequenos (se olhar no rodapé da página verá meu filhote com um agulha no ponto Yintang) nós utilizamos a técnica shinoshin de acupuntura pediátrica japonesa a qual não utiliza agulhas mas sim estimuladores que não perfuram a pele.
6Tenho medo de agulha. E agora?
Existem recursos que podem substituir as agulhas perfurocortantes como os estimuladores utilizados na técnica de shinoshin (acupuntura pediátrica japonesa) ou mesmo a eletroacupuntura e laserpuntura.
Porém, na maioria dos casos, conseguimos contornar essa situação e a pessoa nem sente a agulha. É muito comum sentir mais o mandril (um tubinho que serve como guia para a agulha na técnica japonesa) do que a própria agulha.
Nosso local de atendimento
1Como é o local onde irei fazer meu tratamento?
Nosso consultório possui registro no CREFITO-4 e segue todas as normas de segurança exigidas pelo bom senso e pelas leis vigentes.
Possuímos 3 salas de atendimento sendo uma exclusiva para a tração mecânica.
O ambiente é tranquilo, arejado e conta com uma agradável música que facilita o relaxamento durante as sessões.
Não raro nossos pacientes acabam dormindo aqui!
Nós procuramos oferecer um ambiente com característica mais familiar, aconchegante, que você se sinta bem do momento em que entra até a saída.
2Os atendimentos são coletivos?
Não. Os atendimentos são todos individualizados. Schayane acompanha o seu tratamento em tempo integral do momento em que é recebido até quando é retirada a última agulha.
3Curae, Nulla facilisi
Morbi sodales arcu, imperdiet ut, tempus purus. Quisque consectetuer tellus malesuada enim sed dolor nibh, dignissim erat sed.
Confira abaixo dúvidas variadas sobre o nosso consultório
1Como é o tratamento para dores causadas por hérnia ou protusão discal?
Utilizamos um sistema combinado para tratamento de dores originadas na coluna vertebral (cervical ou lombar).
Atuamos na mecânica da coluna através de um recurso da fisioterapia, mesa de tração mecânica, um aparelho importado que busca aumentar o espaço entre as vértebras, reduzindo a compressão discal. Ao mesmo tempo, utilizamos a acupuntura para o controle da dor e equilíbrio energético. Ainda atuamos também na musculatura com técnicas manuais como o shiatsu e a ventosaterapia.
2O tratamento para impotência ou hemorroida é feito inserindo as agulhas no local?
Não. Assim como para qualquer tratamento a acupuntura se utiliza dos meridianos que circundam nosso corpo e dos acupontos que se localizam nesses meridianos. Assim, não é necessário a inserção da agulha diretamente no local afetado sendo possível - e muito comum - tratar qualquer disfunção ou problema com pontos distais.
3E o shiatsu. Como ele é realizado?
A técnica de massagem shiatsu, de origem japonesa, é um técnica que exige a pressão em pontos específicos do nosso corpo utilizando principalmente os polegares do terapeuta mas também as mãos e cotovelos.
Por ser uma técnica terapêutica ela visa tratar alguma disfunção, principalmente muscular.
Não é utilizado óleo na aplicação da técnica e nem é necessário se despir.
Em nosso consultório é muito comum utilizarmos ela em conjunto com a acupuntura mas também pode ser feita uma sessão inteira somente de shiatsu.
4Gostaria de presentear alguém com uma sessão. É possível?
Claro! Nós temos um cartão-presente que pode ser enviado pessoalmente ou por whatsapp. Basta entrar em contato que providenciamos para você.
Inclusive, pode ser um recurso caso você tenha esquecido ou pego de surpresa. É só nos mandar uma mensagem que criamos o cartão-presente e prontamente enviamos para a pessoa.